A colheita da soja, em Querência, no nordeste de Mato Grosso chegou aos 95% da área. Conforme último levantamento, feito pelo Imea, o índice de produtividade média na região é estimado em 59,66 sc/ha.
Na avaliação dos técnicos, o rendimento das áreas ficou um pouco comprometido em função das chuvas que prejudicaram pontualmente a qualidade dos grãos. Mesmo assim, o rendimento médio na safra 21/22 pode crescer 4,96% na região nordeste.
Em todo o estado a área cultivada com soja é de aproximadamente 10,9 milhões de hectares, 4,31% maior na comparação com o mesmo período do ciclo anterior. Já a produção é estimada em 39,4 milhões de toneladas – o maior volume da série histórica do Imea.
Sai a soja, entra o milho de inverno. No campo, a equipe da Pantanal Agrícola acompanha a finalização dos trabalhos. De acordo com Júnior Felipe, gerente da loja da Pantanal em Querência, a janela ideal para a semeadura do cereal já terminou no município. ” O ideal seria até o dia 25 de fevereiro, mas, algumas propriedades estão excedendo este prazo e devem concluir o plantio até o dia 5 de março”, explica.
* Conteúdo: Pantanal Agrícola/Agência Rural