A guerra na Ucrânia completa uma semana e com reflexos diretos ao agronegócio brasileiro. Nessa terça-feira (01) representantes de Belarus teriam informado o Brasil sobre o impedimento de o país fazer a importação de fertilizantes. Segundo apuração da CNN Brasil, a diplomacia bielorussa afirmou que o fornecimento teria sido interrompido por causa de um bloqueio feito pela Lituânia.
As informações repassadas ao canal de notícias pela embaixada de Belarus explicam que ” o lado lituano proibiu o trânsito sob pretextos políticos rebuscados e declarou que o trânsito de fertilizantes de potássio para o Brasil, entre outras coisas, ameaçava a segurança nacional da Lituânia”.
À CNN, o Ministério da Agricultura teria dito que mantém contato desde quinta-feira (24) com exportadores do produto e diplomatas brasileiros para avaliar o impacto do conflito sobre a balança comercial brasileira.
A grande preocupação do setor produtivo é com uma possível interrupção da importação de fertilizantes da Rússia, o que poderia causar elevação no preço destes produtos. O país é responsável por cerca de 23% das importações brasileiras do produto. Ao mesmo tempo, o Brasil tenta aumentar a importação de países como Canadá e Irã para suprir a demanda nacional.
* Com informações da CNN – Brasil